Ibama investiga mais de 50 navios por descarte irregular de resíduos no Porto de Santos

Operação Descarte investiga mais de 50 embarcações com possível descarte irregular de resíduos no Porto de Santos, SP. — Foto: Divulgação/Ibama

A ação, chamada de “Operação Descarte”, aconteceu entre os dias 1 e 3 de fevereiro. O objetivo da operação é justamente coibir o despejo ilegal de resíduos e substâncias no mar por parte dos navios cargueiros. Além do Ibama, a iniciativa envolveu a autoridade portuária, as polícias Federal e Ambiental, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a Marinha do Brasil e a Receita Federal.

Uma megaoperação coordenada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com a participação de autoridades federais, investiga mais de 50 embarcações que estariam realizando o descarte irregular de resíduos no mar no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Seis pessoas já foram autuadas.

Contínua após o anúncio

❌ Publicidade

De acordo com a agente federal Ana Angélica Alabarce, responsável pelo Ibama na região, durante um sobrevoo na aeronave Posseidon, a equipe de fiscalização observou mais de 50 embarcações com porões abertos, situação que levanta a suspeita de estar ocorrendo algum tipo de descarte irregular no mar.

Uma semana após o início dos trabalhos, as autoridades analisaram os resultados dos dados entregues pelos navios. Até esta quarta-feira (10), seis pessoas já haviam sido autuadas. As multas podem variar entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões.

Quer receber nossos boletins e notícias pelo Whatsapp? É só clicar na marca  “AlagoasAtual com o seu celular e você já estará no nosso grupo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios