Você sabe o que é fato ou Fake?

Imagem Reprodução/ Agência Alagoas Atual

Por Givaldo Luiz

É bem provável que muitos tenham escutado essas duas palavrinhas: “fato” e “fake”. Mas você sabe o significado delas? Em algumas redes sociais e alguns veículos de comunicação estão passando sempre informações sobre esse assunto todos os dias, principalmente neste período eleitoral.

O Brasil não possui lei que aborde especificamente as “fakes News”, mas o infrator pode ser punido com base nas penas para o crime de calúnia e injúria e difamação.

O artigo 138 do Código Penal, por exemplo, define que: ” caluniar alguém imputando-lhe falsamente definido como crime” pode levar uma pena de “detenção de 6 meses a 2 anos”, além de multa. E que, na mesma pena incorre quem sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.

Dessa forma, é importante que todos estejam em alerta a respeito de conteúdos duvidosos disseminados na internet, seja em redes sociais ou sites. Cabe a cada cidadão saber diferenciar o que é notícia falsa (fake) e o que é notícia verdadeira (fato). O objetivo principal das fake news é beneficiar um grupo específico, prejudicando um ou vários grupos simultaneamente.

O primeiro caso de uma notícia falsa surgiu no período colonial, onde o leite era um alimento relativamente raro e caro. Como os senhores de Engenho, sabendo do alto consumo do produto pelos escravos, não queriam que esses se alimentassem com o leite. Então, espalharam a notícia falsa de que consumir leite junto com manga fazia mal. Foi a maneira que eles encontraram para desanimar os escravos ao uso destes alimentos, pois quanto menor o consumo, maior a sobra para comercialização. E essa ideia perdura até os dias atuais.

Publicidade

Para não compartilhar um boato, sem fundo de verdade, é primordial conferir a fonte e a veracidade das informações, bem como o local de origem dessa informação. Entretanto, são comuns conteúdos falsos, publicados com títulos e palavras sensasionalistas para manipular o público.
Verifique se as informações que você recebeu for checadas por grupos como o ‘Fato ou Fake’, que pesquisam a veracidade de conteúdos com grande difusão na internet. Assim, as notícias falsas perdem força e diminuem seu poder de desinformação.

Quem cria e compartilha fake news faz apenas um desserviço para a população, pois pode gerar caos coletivo, além de poder responder na justiça por tal ação.

Quer receber nossos boletins e notícias pelo Whatsapp? É só clicar na marca  “AlagoasAtual com o seu celular e você já estará no nosso grupo.

Por Redação

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios